Textos, Artigos e apresentações diversas

Textos acadêmico-científicos

Artigos escritos em formato científico, publicados ou não

Um Sistema de Testes para a Detecção Remota de Sniffers em Redes TCP/IP - Novembro de 2002

Texto apresentado como parte de meu Trabalho de Graduação do Curso de Ciência da Computação da UFPR. Escrito em parceria com Milton Soares Filho.

Resumo: Sniffers são ferramentas utilizadas para capturar e opcionalmente analisar tráfego de rede. Este trabalho faz uma análise do funcionamento dessas ferramentas, o potencial perigo de seu uso do ponto de vista da segurança de uma rede e de técnicas de defesa e detecção. Também descreve a implementação aberta e de livre distribuição de uma biblioteca e de uma aplicação para a detecção remota de sniffers em redes Ethernet, assim como os resultados obtidos com seus testes.

Palavras chave: Segurança, Redes de Computadores, TCP/IP, Ethernet, Sniffers, Detecção Remota, Implementação.

Um Estudo Sobre os Processos de Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos (Games) - Setembro de 2002

Texto apresentado à disciplina de Tópicos em Engenharia de Software do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Paraná. Escrito em parceria com Bogdan T. Nassu e Marco Antonio Jonack.

pdf: Um Estudo Sobre os Processos de Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos (Games)

Resumo: O desenvolvimento de jogos eletrônicos é uma área onde os processos, quando existem, são muito variados e extremamente flexíveis. Isso se dá devido à mistura de criação artística com a produção de software e o grande número de desafios e novidades tecnológicas a serem vencidos. Neste trabalho, são feitas uma contextualização e análise dos processos e conceitos existentes nesse desenvolvimento, trazendo uma introdução aos conceitos e uma visão geral sobre o assunto. São mostrados ainda estudos de caso do desenvolvimento de jogos consagrados onde é possível verificar de maneira prática como as idéias e conceitos introduzidos se aplicam.

Palavras chave: Jogos Eletrônicos, Games, Processos de Desenvolvimento.

Processamento de Imagens em Sistemas de Segurança - Setembro de 2002

Texto apresentado à disciplina de Tópicos em Processamento de Imagens do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Paraná. Escrito em parceria com Milton Soares Filho.

pdf: Processamento de Imagens em Sistemas de Segurança

Resumo: Neste artigo apresentamos uma visão geral das tecnlogias biométricas aplicadas em sistemas de segurança que fazem uso de técnicas de processamento de imagens. Discutimos a utilização dessas tecnologias nas áreas de autenticação, detecção e investigação forense, tanto quanto as implicações de seus usos. Isto inclui reconhecimento de faces, íris, retinas e impressões digitais além de técnicas para detecção de movimento e tracking de objetos. Por fim, concluímos mostrando que o uso de tecnologias de processamento de imagens acrescenta muitos avanços na área de segurança e é um assunto promissor para pesquisas e desenvolvimentos futuros.

Palavras chave: Biometria, Processamento de Imagens, Segurança, Autenticação, Detecção, Investigação.

Apresentações

Estão disponíveis as apresentações mais interessantes e recentes que fiz.

Palestras "XII Congreso Nacional de Ciencias de la Computación" (Bolívia) - 2005-10-26

Como reportado em meu blog, em outubro de 2005 participei de mais um congresso de computação na Bolívia, o CCBOL2005. Abaixo estão as palestras que apresentei:

As apresentações originais (formato OpenDocument do OpenOffice 2.0) também estão disponíveis.

Palestras "III Congreso Nacional de GNU/Linux" (Bolívia) - 2004-02-05

Palestras/tutoriais que apresentei no III Congresso Nacional GNU/Linux (Bolívia), realizado em Tarija, Bolívia no período de 19-21 de Novembro de 2003:

Update 2005-10-26: as apresentações de "Segurança em Ambiente Linux" foram removidas, pois uma versão atualizada das mesmas foi apresentada em outro congresso (veja acima).

Também está disponível o código fonte (formato mgp) das palestras.

Artigos Informais - Computação

Pequenos artigos escritos há vários anos, guardados puramente por razões históricas :-)